sexta-feira, 3 de junho de 2011




Oi!

Estou passando por aqui hoje só para dizer que sábado passado eu comecei a dar aulas de informática básica pelo CETAM. Foi um longo processo até chegar aqui.

Fui ao CETAM para trabalhar como professor no ano passado. Eles pegaram meu currículo e me mandaram esperar o contato. Tempos depois me chamaram para fazer uma prova de informática básica, a qual foi fácil demais, e depois aguardei mais um pouco.

Mais algum tempo se passou até que me chamaram para fazer um treinamento. Era ética, informática básica e informática avançada, um atrás do outro.

Conheci gente interessante e interessada, que tinha motivos diferentes para dar aulas. Havia os que gostavam de dinheiro e como tinham tempo livre iriam dar aulas para ganhar mais dinheiro. Havia os que estavam ali depois de passar por um treino de informática do CETAM e gostarem tanto que seguiram estudando até se tornarem professores. Havia os que simplesmente gostavam de informática e que pensaram ser uma boa dar aula de um troço que conheciam em e que poderia ainda lhe render uma renda. Havia os que queriam viver disso.

Eu quero dar aulas em uma faculdade algum dia, depois de conseguir um mestrado. Não sabia se daria um bom professor em classe e por isso precisava me meter em uma sala de aula e ver como é. Dou aulas particulares há tempos, quando necessário, e gosto de explicar as coisas para as pessoas, mas não sabia se teria domínio de classe, se poderia explicar para todos ao mesmo tempo e se conseguiria montar um plano de aula.

Me chamaram para trabalhar há uns meses, mas não pude aceitar porque não tinha horário disponível. Há algumas semanas, porém, me chamaram novamente, agora para lecionar aos sábados, a manhã e a tarde toda. Duas turmas.

Aceitei na hora.

Fiquei nervoso e feliz. Assisti a uma reunião em que explicaram algumas coisas pra gente, tais como o funcionamento do CETAM, quem seria nosso supervisor direto, material de trabalho, essas coisas. Tudo bem mastigado, só faltava engolir. Ficaríamos a vontade para fazer nosso plano de aula, mas os tópicos eram predefinidos dia a dia e havia datas específicas para testes e outras avaliações.

Neste dia 28 de maio de 2011 eu dei minhas primeiras duas aulas. Foram conceitos básicos de informática e algo da sua história. Mostrei o que eram ícones, barra de tarefas, área de trabalho, janelas, minimizar, maximizar, restaurar, como salvar, como excluir, como limpar a lixeira...

...achei o máximo! É isso que eu quero fazer pra viver. Ao ministrar a aula, me senti livre, leve e solto, os problemas particulares se foram e eu era uma pessoa melhor, que brincava e trocava idéia com todos. Todos prestavam o máximo de atenção. A turma era composta desde gente mais jovem que eu que já sabia todo o básico e que só está lá pela certificação do CETAM até velhas costureiras que foram lá porque nunca mexeram num computador e já estava na hora de acabar com isso.

Para concluir, preciso dizer que estou procurando ativamente por mais um emprego pela manhã e que hoje, às 19h00min, estarei no ALPS do Japiim fazendo uma prova oral para saber se posso dar aulas por lá.

O lado ruim disso tudo é que trabalhando tanto e com a esposa doente terei de passar a guarda dos meus filhos, que estão comigo desde que nasceram, para a mãe deles que mora no São José. Muito mais poderia ser dito da dor que isso me causa e do quanto a minha vida vai mudar ao tê-los pra mim basicamente aos domingos, mas prefiro não falar. É melhor dizer que tudo isso está sendo feito porque não consegui comprar nem uma bicicleta com o meu dinheiro e do jeito que as coisas vão não há outra maneira. Um dia, quando eu tiver uma casa própria, carro e um ou dois bons empregos, eles poderão voltar se quiserem. Os domingos eu vou fazer valer a pena.

Me desejem sorte!

2 comentários:

Crimson Ash disse...

Sorte \o/

Engraçado, acabei de vir de uma aula de monitoria, e talz, e entendo bem a sua satisfação... É bom dar aula pra gente interessada, que presta atenção no que você diz, mesmo já sabendo do assunto... Enfim, cortando o assunto e, mais um vez, Sorte PORRRAAA \o/

Cão Babão disse...

VALEU, PORRA, CARALHO!