segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Com o término do curso de Engenharia Florestal, além de me enxerir com empresas mais a ver com o meu diploma (e que eu ainda não recebi), voltei a traduzir quadrinhos para o blog www.hqvertigem.blogspot.com.


Estou trabalhando em dois projetos atualmente em andamento no Vertigem, mas que por não serem revistas de linha acabarão em breve. Já sinto saudades! Falo de Raça das Trevas e Toe Tags.


Raça das Trevas é um quadrinho sobre monstros tentando encontrar seu lugar num mundo intolerante, aonde os seres humanos geralmente cometem as maiores atrocidades. No arco de histórias que traduzo neste momento, o deus deles – Baphomet – foi desmontado e está sendo transportado para uma nova terra prometida pelo messias Cabal, ao mesmo tempo em que a Grande Besta, um homem chamado Algernon Kinder, tenta trazer para este mundo Rawhead Rex, uma besta ancestral inimiga da humanidade. Seus caminhos se cruzam com os da Raça das Trevas quando raptam um dos filhos da Raça para servir de sacrifício de ressurreição de Rawhead Rex. Monstros, perversão, seqüestro, agressão, sexo, morte, sangue, magia negra e muito mais! Basta dizer que é coisa do Clive Barker, um dos gênios atuais do terror. O Mesmo cabra do Hellraiser e dos livros de sangue.


Toe Tags conta a história de Damien e do mundo desgraçado onde vive. Um dia os mortos voltaram para se alimentar da carne dos vivos, a maior parte da população pereceu e retornou como parte da massa enorme de zumbis que caçam os homens. Damien, como a maior parte das pessoas, morreu e voltou da morte, mas não se esqueceu de quem era: um cientista, um bom homem, com uma namorada apaixonada por ele. Duplamente amaldiçoado com o corpo de um monstro mas a mente de um ser humano, precisa decidir se deve se juntar aos mortos-vivos que estão extinguindo a humanidade, mas que o aceitam, ou permanecer entre os poucos homens que restaram e que nunca o aceitarão. Há, claro, vários sub-dramas, como o da namorada que não quer deixá-lo, mas que não pode mais dividir a vida com ele (que já está morto), o dos humanos que estão desesperados por uma salvação cada vez mais distante, o de Damien que busca uma solução equilibrada para seu dilema e dos próprios mortos, que só querem comida. Trata-se de uma revista criada e escrita por George A. Romero, homem que criou o subgênero filme de mortos-vivos dentro gênero do terror, mas que sempre pôs questões políticas em seus trabalhos.


Esse trabalho é totalmente gratuito, de fãs pra fãs. Ao não recebermos nada por isso, não se configura pirataria ou coisa assim, mas antes fica dentro da Lei de Incentivo à leitura. Se você quiser ler, basta passar no www.hqvertigem.blogspot.com e baixar esses e outros quadrinhos. Sempre vale a pena lembrar que para dar suporte à industria de quadrinhos você deve comprar o que gostar. Eu mesmo tenho uma versão encadernada de parte da série The Walking Dead. Quadrinhos, exceto talvez no Japão, são mal vistos e interpretados como coisa de crianças. Pouca gente realmente sabe que qualquer tema pode ser abordado em quadrinhos e que esta é uma indústria bilionária. Ainda assim, se você não compra as revistas “diferentes” que passam por aqui, logo as editoras suspendem a publicação ou a tradução para o português. O www.hqvertigem.blogspot.com procura na maior parte das vezes trabalhar com títulos que provavelmente não virão para o Brasil, mas quando estes vêm o próprio blog faz propaganda disso.


Você vai precisar de um programa super leve para ler quadrinhos em sua máquina. Trata-se do CDisplay, mas o www.hqvertigem.blogspot.com disponibiliza isso pra você, além de uma versão do programa para quem usa Linux. Todos os quadrinhos podem ser baixados sem precisar de Torrent ou coisa assim.


Bom divertimento!

Nenhum comentário: