quinta-feira, 8 de outubro de 2009



A enquete do mês de setembro “você liga, não te atendem, daí...” mostrou que a maior parte dos votos (42%) vai para “fica puto” por não ser atendido. Eu pergunto: é tão mau assim não ser prontamente atendido?

É verdade que há situações em que o atendimento precisa ser no ato ou tudo estará perdido. Há também aqueles que nunca atendem. Mas ficar puto porque não te atendem ao telefone é coisa de gente mimada pela nossa era, em que tudo acontece rápido demais e em que não sabemos o trabalho que dá fazer qualquer coisa, porque já compramos tudo pronto. Daí o normal é querermos tudo pra ontem... e bem feito!

Por ser mimado, o ser humano que não é atendido num simples telefonema fica puto. Ele não só quer ser atendido, ele o quer agora, com menos de três toques. Ele próprio é assim, imerso que está na correria do dia-a-dia. O som do aparelho o incomoda, mas é incapaz de desligar o celular para ter paz. Pressupõe logo que alguém pode precisar muito dele ou que algo pode acontecer e que irão querer lhe avisar, não importando o alerta do cinema que lhe diz para desligar a porcaria do celular ou se o mesmo atrapalha o aprendizado na sala de aula.

A fábrica não vai parar se você desligar o celular durante as férias. Se o seu patrão te pede para ir lá durante as férias, que já serão reduzidas porque você é importantíssimo, quase imprescindível, saiba que ele pretende te explorar. Não compactue com isso. Nem seu chefe é imprescindível.

Se seu filho está morrendo e querem te avisar, saiba que irão ligar para a ambulância antes ou depois de ligarem para você, que nem sequer poderá entrar na UTI depois de ficar sabendo. Aliás, você saber antes ou depois do seu filho entrar na UTI não vai influir em absolutamente nada o trabalho dos médicos. A menos, é claro, que você seja médico, mas aí será melhor que outro médico cuide do menino, pois estarás muito nervoso.

Finalmente, devo lembrar que as coisas não são tão importantes quanto parecem à primeira vista e que tudo é passageiro. É bem verdade que a única coisa que não podemos ter de volta, uma vez perdido, é o tempo, mas a paz não tem preço. Veja que enquanto a opção mais votada foi “fica puto” a maior parte das pessoas (58%) liga em outro momento ou nem liga. Quem fica puto se estressa à toa, uma vez que uma entre cada duas pessoas não é tão apegado às ligações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já me peguei várias vezes ficando puto, ainda mais nos momentos mais aguniantes, mas fazer o que? respirar fundo e tocar o barco.

Plenno disse...

eu simplesmente desligo e depois ate me esqueço porque tava tentando ligar
rs