quinta-feira, 7 de março de 2013


Pois é: Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. faleceu. Encontraram-no ontem, hoje enterram.

Não tenho muito que falar, além do óbvio. Há pessoas que se espantam em como ele apareceu tanto na mídia, mas eu não. Ele não era só um skatista que virou cantor, era um herói popular. Podia ser todo errado, não ter uma voz especialmente boa, ter parado de estudar na sétima série e por aí vai, mas é isso que faz seu sucesso ainda mais impressionante. Já havia falado um pouco sobre isso aqui.

O homem, contra todas as expectativas, conseguiu aprender com a vida escrota sem virar um bandido, o que seria mais fácil e até perdoável segundo o pessoal dos Direitos Humanos. Sem vom boa ou bonita conseguiu cinco prêmios da VMB, dois Grammy Latinos e mais dois prêmios do Multishow. Sem estudo, era o compositor dessas músicas premiadas e se tornou empresárioe cineasta. Mesmo como skatista teve mérito, pois foi vice-campeão paulista na modalidade freestyle.

Era um homeme massacrado pela vida que deu seus pulos para seguir em frente. Lembro dele reclamando dos políticos que prometeram e não cumpriram. Lembro principalmente dele reclamar de um cara que ganhou eleição prometendo um parque para os skatistas e, como o cara não fez, ele mesmo construiu uma das melhores da América Latina, se não a melhor. Hoje essa pista é restrita, mas já sediou campeonatos mundiais e shows de diversas bandas quando era aberta ao público.

Mas o Chorão ficou famosos mesmo por ser o vocalista da Charlie Brown Jr. Lá ele expressou sua dor e alegria de viver, nos seus altos e baixos, em letras que ensinaram adolescentes em situação similar à sua a viver melhor e isso, provavelmente, é sua maior vitória. Ajudar aos outros não tem preço.

Não estou dizendo que ele era santo e de propósito não falei das falhas dele. Quero chamar atenção para as vitórias de um cara que tinha tudo para dar errado, mas conseguiu ser cantor, compositor, cineasta, poeta, roteirista e empresário.

Tire um tempo para ler frases tiradas das letras do Charlie Brown Jr. Se você não conhece a filosofia por trás da malandragem, pode se surpreender!

Boa viagem, Marginal Alado.

Nenhum comentário: