quinta-feira, 14 de março de 2013



Eu sou deísta, minha esposa é espírita, você não ta enm aí pro Papa, então: porque se incomodar com a “eleição” do novo Santo Padre? Vou te dizer porque.

O Papa tem muito mais poder do que você imagina. À frente da Igreja Católica Apostólica Romana ele tem fies em todos os cantos do mundo (praticamente). É como se ele fosse presidente de um país espalhado pela Terra. Com o dinheiro que o Vaticano tem, mais a influência do Papa, poderia-se fazer coisas fantásticas como o fim da fome mundial ou melhor distribuição de renda em nosso planeta.

Muita gente queria que o Papa fosse qualquer coisa, menos europeu. Também posso explicar por que.

Todos eles foram europeus e esse tipo de miséria – fome e falta de grana – praticamente não existem na Europa, se você excluir Europa Oriental, mas também nunca tivemos um Papa vindo de lá. Um Papa é como um político, antes de mais nada e ele pode (e vai) se encontrar com outros líderes mundiais e debater com eles diversos assuntos. Um Papa europeu irá se preocupar mais com a Igreja em si e com assuntos relacionados à alma, mas um Papa de um país como a África pode (e provavelmente vai) se preocupar com assuntos mais práticos, como a corrupção extrema que rola por lá.

Se você acha que o Papa não pode se preocupar com essas coisas, pense de novo. É só prestar atenção na mensagem principal da Bíblia: amar os outros como a si mesmo. Todos os anos a Igreja lança uma campanha humanitária, mas acho que com o envolvimento pessoal do Papa isso iria acontecer de verdade.

Mesmo na Europa as pessoas estão querendo esse tipo de mudança. Você, como eu, pode até não gostar de religião, mas deve acompanhar de perto o que os religiosos fazem. Muitos morreram para que você pudesse estar num Estado laico, mas esse estado é fortemente influenciado por religiosos, regido por religiosos e está sempre a um passo de deixar de ser laico. Por isso e outras coisas que não cabe aqui comentar, você deve, sim, acompanhar não só a esclha dos Papas, mas seu trabalho ou deserviço em prol da humanidade.

Nenhum comentário: