terça-feira, 19 de março de 2013


Gavin Aung Than me manda sempre por e-mail atualizações de seu trabalho, mas disse que vai ter um tradutor oficial para sua arte em português e outras línguas. Infelizmente, não serei esse tradutor (ainda que eu tenha pedido, outras 300 pessoas do Brasil, aproximadamente, se escalaram para isso). Por isso mesmo, não tenho permissão para traduzir e não mais irei vazer uma versão como fiz aqui.

Nada me impede de traduzir o que há nos quadros, mas vai ficar menos belo. Vou me ater ao que a Sophie Scholl* disse na historinha. Quando existirem versões oficiais em português eu passo a publicá-las no Sucupiras.


“O dano real é dado por aqueles milhões que querem “sobreviver”. Os homens honestos que só querem ser deixados em paz. Aqueles que não querem suas vidas pequenas perturbadas por nada maior que eles mesmos. Aqueles sem lados ou causas. Aqueles que não tiram medidas de sua própria força, por medo de antagonizarem suas próprias fraquezas. Aqueles que não gostam de fazer ondas – ou inimigos. Aqueles para quem liberdade, honra, verdade e princípios são apenas literatura. Aqueles que vivem pequenos, casam pequenos... morrem pequenos. É o reducionismo aplicado à vida. Se você a mantém pequena, mantém o controle. Se você não fizer nenhum barulho, o bicho papão não te enontrará. Mas isso é tudo ilusão, porque eles morrem também, aquelas pessoas que envolvem seus espíritos em pequenas bolas para ficarem a salvo. Salvo? De quê? A vida está sempre no limiar da morte. Ruas estreitas levam aos mesmos lugares que amplas avenidas... e pequenas velas queimam a si mesmas da mesma forma que tochas. Eu escolho minha forma de queimar.”

*Sophie Scholl (1921-1943) foi uma ativista alemã famosa por pregar contra o regime nazista. Scholl foi membro de um grupo de protesto chamado A Rosa Branca, que era formado por seu irmão Hans e alguns amigos da faculdade. O grupo consistia principalmente de estudantes em meados dos anos 20 quer era dominado pela propaganda governamental. Os nazistas controlavam cada aspecto da sociedade – a mídia, polícia, militares, sistema judicial, sistemas de comunicação, todos os níveis educacionais e culturais e instituições religiosas. A Rosa Branca distribuía panfletos chamando seus compatriotas alemães a se oporem ao regime através da resistência pacífica.

Nenhum comentário: