segunda-feira, 21 de janeiro de 2013




BUENOS DIAS! Resolvi falar sobre o que é ser nerd e outros lances assim às segundas-feiras aqui no Sucupiras.

Nerd é uma palavra em inglês utilizada para designar uma pessoa muito intelectual, que tem obseção por algo não-usual considerado coisa de nerd ou socialmente retardado. Claro que isso não identifica claramente o que é um nerd, pois poderíamos dizer que um gótico é um nerd dentro dessa definição.

Isso porque nerd como uma classe só apareceu depois. Podemos dizer que desenvolveu-se uma consciência de classe só há pouco tempo. A palavra nerd realmente servia para desajustados que devido à sua inteligência deveriam ser, logicamente, ajustados.

Mas isso de se ajustar não funciona assim. Dinâmicas sociais complexas podem ser aprendidas por qualquer pessoa burra (que podem até mesmo ser exclusivamente bons nisso, como as patricinhas) e não têm qualquer relação com inteligência.

MAS... podemos ter um gótico que é nerd ao mesmo tempo, ou um nerd que se relaciona legal com outros nerds. Ou que tem um site popular na Internet.

Os nerds tendem a gostar de coisas que desafiam a mente, daí não são usualmente ligados em praticar espostes, mas em outros tipos de jogos. Também são atraídos por coisas que exijam muito conhecimento, mas que para nós não são penosas de aprender, pois simplesmente fomos aprendendo ao longo da vida ou que, mesmo que requeiram treinamento ou estudos, são do nosso interesse e são encarados como passatempo. Daí que essas coisas que nos interessam acabam sendo impopulares, obscuras ou ao menos não-comerciais (ou eram, uma vez que está na moda ser nerd).

Umas dessas coisas antes obscuras e impopulares, o RPG está muito presente na cultura nerd. Como os mais antigos jogos (e muitos dos mais recentes) eram de fantasia medieval a fantasia medieval também é algo que chama atenção dos nerds. Parece um contracenso que alguém interessado em tecnologia e no avanço da humanidade, que não costuma fazer esforço físico e tem pena de gente inculta goste da Idade Média, mas é que no fundo gostaríamos de ser mais ativos e resolver as coisas no braço, pois temos noção de que isso é bem mais fácil do que formular teorias e fazer cálculos.

Temos uma forte consciência, porém, de que a função do corpo é levar o cérebro pra passear, não o contrário! 

Acho difícil explicar a você o que é um nerd porque podemos ser identificados tanto pelos interesses quanto pela forma de se vestir ou agir. Assim que como é mais fácil intuir que uma pessoa é gay pelo gaydar do que explicar como identificar um gay na rua (porque nem todos são facilmente identificáveis), é mais fácil identificar um nerd pelos sinais sutis que ele emite. Não é porque um cara usa óculos e camisa de botão que é nerd.

Esse cara não é nerd.

Esse é nerd.

Esse é homossexual.

Só para dar um ponto de vista diferente, gostaria de compartilhar com vocês o que eu encontrei no YahooRespostas

Segunda que vem tem mais, pessoal!

Nenhum comentário: