quinta-feira, 16 de outubro de 2014



Indicação de site da semana: nanowrimo.org
 


Imagine um site que te ajuda a escrever aquela novela que esta bloqueada aí na sua cabeça e que não sai nunca porque você não senta nunca pra começar a escrever. Esse site é o nanowrimo.org, um site que tem diversas ferramentas para te ajudar com isso.

Basicamente você tem de escrever um romance, que para fins de número é uma história de 50.000 palavras, em um mês. Parece muito? Nem tanto, basta escrever todos os dias 1.666 palavras ou 2.000 durante os dias úteis e relaxar um pouco mais nos finais de semana.

A sigla NaNoWriMo significa National Novel Writing Month (Mês Nacional de Escrever Novela) e é organizado pelo sindicato dos escritores dos EUA. Novembro é o mês do NaNoWriMo, mas há eventos similares ocorrendo em outros momentos do ano. O site foi criado em 1999.

Se não conseguir escrever essa novela/romance/épico em um mês, ao menos começou. Se conseguir escrever, também não vai ganhar nada de mais, só uma medalha virtual. É só para você iniciar logo aquela coisa que está aí trancada na sua caixa craniana. A história provavelmente não vai ficar legal, é mais um treino. Se você sentar todos os dias para escrever OBRIGATORIAMENTE centenas de palavras, não vai sair nada “publicável”, mas certamente vai ajudar a escrever mais e melhor, desenvolver recursos e tudo o mais.

Ferramentas interessantes do site são, por exemplo, contadores de palavras para você acompanhar seu progresso e mesmo fóruns onde se pode encontrar gente como o Neil Gaiman(!!!) falando de suas próprias dificuldades. Claro que ajuda falar/ler em inglês para entrar nesses fóruns, mas para escrever nem isso é necessário: podes escrever no seu português ruim mesmo que eles vão contar as palavras de qualquer jeito.

Muitos nunca conseguiram completar o desafio... e não há mal nisso! O lance é desenvolver a disciplina. Sentar e escrever sem se preocupar se está ficando uma merda. Textos bons são escritos e depois revisados e reescritos quantas vezes forem necessárias. Não terminou em novembro, pode continuar mais “na manha” depois de algum tempo, ainda que leve meses, só para que sua história tenha um fim. Parece horrível escrever sob pressão, mas na prática é assim que funciona. Escritores têm contratos assinados para continuações de histórias todos os dias e esses contratos estipulam prazos. Vida real, mano.

Vamos participar? Eu mesmo já me cadastrei no nanowrimo.org. Você só precisa ter 13 ou mais anos de idade para participar. Fecho o posto com a tradução de um troço que li por lá mais um mapa:

“O Mês Nacional de Escrever Novelas organiza eventos onde crianças e adultos encontram inspiração, encorajamento e estrutura que precisam para alcançar seu potencial criativo. Nossos programas são desafios na rede com componentes vibrantes do mundo real, criados para nutrir auto expressão enquanto constrói comunidade em níveis locais e globais.”

Este é o mapa com a quantidade de pessoas que participaram no ano passado espalhados pelo mundo. No total foram mais de 310.000 participantes.



Post Scriptum: este post, à título de comparação, tem 513 palavras até aqui.

Nenhum comentário: