quarta-feira, 25 de dezembro de 2013




Há dois personagens que você, que gosta de Natal deveria conhecer bem. Não estou falando de Papai e Mamãe Noel, mas de Krampus e São Nicolau.

São Nicolau foi homem grego considerado santo pelos católicos. Viveu no século 4, foi Bispo católico e, dizem, realizou tantos milagres que seu apelido era Nikolaos the Wonderworker, algo como Nicolau o Fazedor de Maravilhas. Depois de descobriu que ele costumada dar presentes anônimos, como colocar moedas em sapatos de pobres. Por isso a aparência geral do Papai Noel de hoje (Santa Claus em inglês) saiu de São Nicolau. O nome Santa Claus saiu de uma festa europeia em homenagem ao santo chamada Sinterklaas em holandês. Com o passar do tempo, criaram uma história de que o Nicolau passeava por aí distribuindo presentes para os bons meninos.

O caso é que Nicolau tinha um ajudante para punir as crianças especialmente levadas, Krampus. Numa época em que as pessoas era mais antenadas na dualidade de todas as coisas, havia um bom que presenteava comportados andando lado a lado com um mau que os punia os levados.

Krampus era um tipo de demônio. Aparentava uma pessoa com traços animalescos, tipo comum de demônio ou criatura da floresta daqueles tempos. Era o homem do saco primordial: metia os malcriados no cesto e os levava embora... para sempre! Aquela história do Papai Noel pondo carvão nas meias dos levados? É o Krampus quem faz isso com os que não são bons para o Papai, mas tão safados que mereçam ser comidos pelo monstro.

Pois é, ele come criancinhas como um bom bicho-papão.

Krampus tem muitas aparências e mesmo nomes. Há inclusive aparências menos “feias” para atração turística em lugares como a Austria. A maior parte das formas do Krampus, porém, tem similaridades: corpo coberto de pelos castanhos ou negros, uma pata e chifres de carneiro (um pé é humano) e uma língua enorme e pontuda sempre pra fora da boca. As correntes representam a vitória do cristianismo sobre o demônio e o Krampus as chacoalha o tempo todo, para lembrar às pessoas o que acontece com quem é contra Deus. Há versões com sinos nas correntes para ser mais barulhento ainda. Às vezes carrega um chicote, às vezes um ramo de bétula para dar peia nos bastardinhos e há o cesto para carregar as criancinhas sem-vergonha.

Até hoje há festas para ambas mitologias em alguns lugares da Europa, tais como Austria, Bavária, Hungria, Eslovenia e Croacia na primeira semana de dezembro. Há cartões de natal do Krampus nesses lugares. Ao passo que o Nicolau é representado por velhinhos barbudos de roupas típicas tal qual Papai Noel, o Krampus é encarnando por jovens homens com fantasias elaboradas, que correm atrás das crianças com correntes e sinos. As correntes são para amarrar os danadinhos. Há países que celebram a Parada do Krampus, já que as fantasias estão cada vez mais complexas.

Sério: pena que no Brasil as pessoas são bestas demais para esse tipo de folklore.

Abaixo imagens do Krampus


Os modernos costumam não ter as línguas de fora.
 










Cartões "Happy Krampus"


















Se correr o bicho pega








 







Se ficar o bicho come






Agora é tarde pra rezar, pequenino








Não importa a idade: se é danada o Krampus tá pegando








Krampus já foi pequeno






Hoje é bem maior. São muitos danados





Tirar foto com Papai Noel é para os fracos!




Punindo os malditos pirralhos







Colegas de trabalho



















Nenhum comentário: