terça-feira, 24 de dezembro de 2013


Mês passado eu assisti à um filme muito interessante de mortos-vivos – Stalled – em que na véspera do Natal um funcionário da manutenção de uma grande empresa está ainda trabalhando, de maneira quase invisível para a maioria dos funcionários como geralmente acontece à essa categoria, quando uma insurreição de mortos-vivos ocorre. Ele estava no banheiro e resolve se trancar por lá mesmo, na esperança de que os monstros vão embora.

O filme é ótimo por vários motivos. O principal é a crítica social que um bom filme de zumbis normalmente tem. O homem é praticamente invisível, mesmo para os poucos humanos que se encontram com ele nessa situação. Há diversas discussões sobre esse tipo de situação e outras, como no caso de obesidade, em que a pessoa por ser considerada inferior é deixada de lado... permanentemente.  Neste filme não há as três coisas que eu achava primordiais e um filme de mortos-vivos, a saber: zumbis realmente feios, mortos-vivos abrindo a barriga de alguém ou coisa assim e atrocidades que te fazem pensar em como as coisas sempre podem piorar, perpetradas tanto por gente quanto pelos mortos. Mesmo assim é um ótimo filme, o que nos ajuda a mudar os conceitos do que deve ser esperado num filme. Este é ainda um filme de humor negro em que há mortes, mas o humor vem sempre em primeiro lugar.

Este é o tipo de filme que não vai passar nos cinemas do Brasil. Ao menos, não nas redes de praxe, que atendem todo o país. Digo isso porque mesmo no Reino Unido, onde foi filmado, não passou em todo o canto. A estreia foi na Coréia do Sul em 19/07/13, depois passou no Reino Unido (24/08/13), Suíça (04/10/13), Canadá (19/10/13) e Bélgica (26/10/13). Um filme novíssimo, portanto. Deve ter sido barato, também, mas veja que filme legal! Isso sempre nos alenta para o fato que se pode fazer coisas boas mesmo com grana limitada e no banheiro do trabalho (no bom sentido, seu onanista)!

Os criadores do filme estão no Facebook. Que tal ir até lá e dizer o que achou do filme?

Nenhum comentário: