quarta-feira, 30 de outubro de 2013


 
Franklin Delano Roosevelt foi um dos grandes presidentes dos Estados Unidos. Há muito o que dizer sobre ele, mas eu prefiro deixar que vocês leiam sobre isso na Wikipédia. Para chamar atenção sobre a história grandiosa do homem, digo aqui ele precisava de cadeira de rodas devido à poliomielite, mas deu seu jeito de andar para inspirar as pessoas a se superarem, tirou as pessoas de sua nação da famosa Grande Depressão, ajudou a dar porrada nos nazistas durante a Segunda Guerra e cumpriu quatro mandatos seguidos na presidência, o que hoje é proibido.

Não confundir com Theodore Roosevelt – que também foi presidente dos EUA – e que era seu primo de quinto grau.

Uma coisa que você nota logo ao ler citações de Franklin Roosevelt é que os EUA não seguem mais sua bela ideologia há tempos, e que esse é o presidente que toda nação quer. Por isso que o cara foi eleito quatro vezes.

Algumas frases do homem abaixo.

“A única coisa a temer é o próprio medo.”

“Confiança... prospera na honestidade, na honra, as sacralidade das obrigações, na proteção confiável e no desempenho altruísta. Sem eles não vive.”

“Nenhum negócio que depende para existir em pagar menos do que o salário digno aos seus trabalhadores tem o direito de continuar nesse país. Por negócio quero dizer todo o comércio, bem como toda a indústria, por trabalhadores quero dizer todos os trabalhadores, a classe de colarinho branco, bem como os homens de macacão, e por salários dignos quero dizer mais do que a subsistência básica, quero dizer o salário de uma vida decente.”

“A bondade nunca enfraqueceu a resistência ou suavizou a fibra de um povo livre. Uma nação não tem de ser cruel para ser durona.”

“Governo organizado por dinheiro é tão perigoso quanto Governo organizado por turba.”

“Nenhum homem pode ocupar o escritório do Presidente sem perceber que é Presidente de todo o povo.”

“O teste de nosso progresso não é se adicionamos abundância aos que têm muito, mas se provemos o suficiente aos que tem muito pouco.”

“A Nação que destrói seu solo destrói a si mesma.”

“Liberdade de aprender é a primeira necessidade de garantir que o próprio homem deve ser auto-suficiente o bastante para ser livre.”

“Nos dias futuros que procuramos assegurar, queremos um mundo fundado em quatro liberdades humanas essenciais. A primeira é liberdade de expressão e fala – em qualquer lugar do mundo. A segunda é a liberdade de cada pessoa reverenciar Deus do seu modo – em qualquer lugar do mundo. A terceira é a liberdade de querer, que, traduzida em termos mundiais, significa entendimentos econômicos que possam garantir a cada nação uma vida de paz saudável para seus habitantes – em qualquer lugar do mundo. A quarta é a liberdade do medo, que, traduzida em termos mundiais, significa uma redução mundial de armamentos a tal ponto e de uma forma tão completa que nenhuma nação estará em, posição de cometer um ato de agressão física contra qualquer vizinho – em qualquer lugar do mundo. Isso não é a visão de um milênio distante. É uma base definitiva para uma espécie de mundo possível em nosso próprio tempo e geração.”

Porra, Iuéssei, você traiu o movimento gente-boa, véio. Como é que um país que elegeu quatro vezes seguidas um homem que pensa assim descambou para esse que temos desde que eu me entendo por gente, em que os Estados Unidos da América pretendem ser reguladores e polícia do mundo?

Nenhum comentário: