quarta-feira, 29 de dezembro de 2010




Yyyhaaa! Eu não havia postado o capítulo final de Marvel Zombies porque estava publicando só o que estava em português na Internet, mas não é que o Só Quadrinhos traduziu a peça que faltava no super-quebra-cabeça-podre? Vamos ao que interessa!

Malcom, um dos Acólitos do Magneto, havia jogado os Marvel Zombies com o poder de Galactus para outra dimensão, mas qual? Neste Returns você vai descobrir que os mortos-vivos foram parar numa época mais inocente da Marvel, numa dimensão parecida com aquela do início da carreira do Homem-Aranha, a Terra-Z. O mais interessante é que eles foram tele-transportados através não só dessa dimensão, mas do tempo e espaço, indo parar em pontos diferentes do planeta (e da Lua) e mesmo em períodos diferentes de tempo, o que aumenta e difunde o desastre nessa realidade.

A arte, como sempre, é um caso à parte. As capas são trabalho de Suydam, mas cada edição tem um desenhista que faz referência, com seu estilo, ao estilo de desenho da época em que o zumbi se encontra (o que é muito legal). Como sempre, há referências à eventos passados, que são revistos sob a ótica de uma maldição zumbi inter-dimensional. Se você, como eu, manja da história da Marvel e acompanhou tanto coisas antigas do Homem-Aranha como sagas mais novas do tipo Planeta Hulk vai simplesmente adorar ver a versão Marvel Zombies disso.

Cada revista mostra o paradeiro e o destino de cada um dos monstros originais, que foram inclusive modificados pelo tele-transporte. Digo mais: neste Marvel Zombies temos não só o final da saga, mas também seu início! Além de esse ser (provavelmente) o arco final de histórias, aqui temos o Universo Marvel de onde saiu o Sentinela Zumbi que atacou os Vingadores do Coronel América do primeiro Marvel Zombies. Confuso? Explico melhor: no final, temos o monstro original. Viagens espaço-tempo-dimensionais são assim mesmo, e você leu tudo até aqui, sabe que há explicação para tudo em cada revista, não se assuste. Até mesmo quanto tempo se passa entre um capítulo e outro é mostrado, uma vez que os zumbis não aparecem todos ao mesmo tempo.

Aqui se mantém a tradição de apresentar personagens secundários, terciários e mesmo esquecidos do grande público, mas não aquela de espremer dezenas de Marvel Zombies num único quadrinho. As táticas dos zumbis são mais eficientes, uma vez que são minoria e têm prática em combater super-seres despreparados para suas novas condições. Há também uma nova tentativa de acessar todas as realidades para que o Evangelho da Fome se propague por toda a existência.

Oh meu Deus! Será esse o fim de tudo? Ou o fim da praga? Qual a sua relação com o começo da praga? Os heróis mortos irão se redimir? Os heróis vivos irão detê-los? Só lendo para descobrir!

Marvel Zombies Returns 01 – Homem-Aranha

Marvel Zombies Returns 02 – Gigante

Marvel Zombies Returns 03 – Wolverine

Marvel Zombies Returns 04 – Hulk

Marvel Zombies Returns 05 – Vingadores

Nenhum comentário: