quinta-feira, 9 de dezembro de 2010




Esta é a parte final da história do parto da Mariana, escrita por quem a pariu: Nilsandra "Bonitona" Maria

A madrugada foi mais agitada, já que a Mariana apresentou o mesmo hábito de quando estava na minha barriga. Quando eu ia deitar para dormir por volta da meia noite, ela começava a se mexer bastante enquanto que durante o dia, ficava mais tranqüila e se mexia menos, era nesses horários que eu aproveitava para dormir um pouco, não tão bem pois, desde os 7 meses não temos mais uma posição confortável para dormir. Naquela noite de domingo, a Mariana ficou acordada, eu tentava amamentar o máximo que podia para estimular a produção de leite. Como já tinha experiência, foi bem melhor que da primeira vez pois não tive rachaduras e ela aprendeu a pegar o bico corretamente, nos primeiros dias o leite ainda é pouco e tem o aspecto amarelado (é o colostro), mas com o bebê mamando constantemente vamos produzindo cada vez mais, lá pelo 3º dia já estava com os seios bem fartos de leitinho para a bebê.

Mais um dia começou, era segunda-feira, dia 20 de setembro e eu ainda não tinha dormido nada. Recebemos visita das obstetras e eu fui liberada pela manhã, fiquei feliz pois queria ir logo para casa, eu achava que por volta do meio dia já estaria em casa, só precisava da liberação do pediatra. Porém a manhã passou, tomei café, banho, a enfermeira apareceu para dar banho nos bebês, veio o lanche, o almoço e nada. Outras mães tiveram alta e eu ficava cada vez mais ansiosa. O Ricardo me aguardava na recepção desde a manhã, ficávamos conversando por telefone pois ele nem podia entrar. Veio a tarde, uma pediatra apareceu mas liberou apenas dois bebês de mães que já haviam sido liberadas e foi embora, ela nem chegou no meu leito.
Perguntei de algumas enfermeiras que apareciam por lá se não iria outro pediatra por lá para liberar a Mariana, até que apareceu uma que me disse que a bebê deveria completar 48 horas no hospital para ser liberada, ou seja, eu iria sair só na terça. Nossa, como fiquei frustrada, odeio hospital!! Queria ir pra casa, dormir na minha cama ao lado do meu marido, colocar a Mariana no seu bercinho.

Meu amor foi então pra casa e retornou no horário de visita, o Aristides levou a Maria Márcia para a visita, porém ela não pode entrar para nos ver, fui então até a porta da recepção para falar com ela e mostrei as fotos da irmãzinha. Depois que o Ricardo chegou, me despedi da Maria que iria passar um tempo na casa das tias, no S. Jorge para que eu pudesse descansar, me recuperar e cuidar da Mariana nos primeiros 15 dias. Fomos para a enfermaria, onde ficava o meu leito, ficamos lá com nossa bebê e a mamãe que após a visita iria para casa pois estava cansada e no dia seguinte iria trabalhar. Eu ficava pensando que iria ficar sozinha de novo, mais uma noite no hospital. Mas, por mais uma vez Deus agiu a meu favor e no meio do horário de visitas um pediatra apareceu e até brincou dizendo “Me disseram que você estava querendo fugir” eu sorri e confirmei, queria mesmo ir pra casa. Ele então examinou a bebê, me deu as orientações para os primeiros dias, deu a requisição para os testes do pezinho e da orelhinha e finalmente nos liberou. Que felicidade!!

Arrumamos as coisas, saí tão rápido daquela enfermaria que acabei não me despedindo das outras mães. Naquele mesmo dia minha amiga Aline havia me ligado dizendo que iria me visitar no hospital. Quando saímos, estava quase acabando o horário de visita, o Ricardo saiu para chamar um táxi e quando entrou no estacionamento a Aline chegou. Dispensamos o táxi e a Aline nos levou pra casa. Estava um trânsito horrível, o tempo estava formado, mas chegamos em casa minutos antes de cair uma chuva considerada.

Como era bom estar em casa! Me despedi e agradecia minha amiga, dei tchau pra Lelê e o Marcelinho que estavam com ela e a mamãe aproveitou para pegar uma carona pois a Aline iria passar perto da casa do meu padrasto.

Ficamos só nós três em casa. A Rosa e a Hana vieram dar uma olhadinha na bebê, depois ficamos sozinhos, curtindo nossa casa, um ao outro e a bebê, NOSSA BEBÊ! A Mariana acordou durante a madrugada, mas já era de se esperar. No dia seguinte, a mamãe foi me ajudar em casa, a Maria foi ver a irmãzinha, tiramos fotos ela ficou um tempinho comigo, mas voltou para o São Jorge com o pai dela.

Nesse período (2 semanas), recebemos visitas, mamãe foi me ajudar uns dias somente porque ficou gripada e não queria ter contato com a bebê estando doente. Nos viramos bem sozinhos, levamos a Mariana ao pediatra, para fazer o teste do pezinho, tomar vacina. Ela tomou uns banhos de sol pois estava com a pele um pouco amarelada. Manteve a rotina de dormir bastante durante o dia e ficar acordada à noite. Eu tive febre devido ao excesso de leite, me senti mal, tivemos que comprar uma bombinha para retirar o excesso de leite, senti cólicas e dor ao amamentar, o que é normal.

Apesar de todas essas coisas, a Mariana é um presente de Deus e mais uma prova do amor verdadeiro que eu e o Ricardo temos um pelo outro. Quero dar muitos créditos ao meu companheiro pois ele foi maravilhoso e me ajudou muito desde a gravidez. Posso dizer que ele é dos poucos homens que fica grávido junto com a mulher, ele me acompanhou em todos os momentos, curtimos muito a gravidez, a bebê foi muito esperada e é muito querida por nós. Depois que ela nasceu também tive o apoio do meu queridão, tive uma boa recuperação, não tenho sintomas de depressão pós-parto como da primeira gravidez e devo isso ao amor da minha vida, que divide comigo os momentos bons e os difíceis.

Para concluir o registro do nascimento e primeiros dias da Mariana, foram dez dias escrevendo por partes, quando tinha um tempo, pois agora com a bebê, pouco tempo nos resta para qualquer coisa pois ela requer dedicação exclusiva. Conclui o registro em 15 de outubro e no dia 18 ela completará um mês de vida e já vemos várias mudanças. Seu rostinho que nos primeiros dias estava inchadinho, hoje a gente já pode ver o que parece comigo e o que parece com o Ricardo, (pra falar a verdade, ela é a cara do pai, RSS), ela está ganhando peso e ficando cada vez mais fofa, é impressionante como ela já é bem durinha, se mexe bem, tem força nas pernas e se empurra, seus horários de dormir estão mudando, mama muito bem, já apresentou problemas de gases, mas nada que um remedinho não dê jeito.

Curto muito os momentos com ela, gosto de dar banho, troco as fraldinhas sujas com o maior prazer, amamentar então, é a melhor coisa! Olho pra ela e vejo o quanto é tão linda, amo demais essa princesinha. A fase de bebê é a que eu mais gosto, acompanho as mudanças, o desenvolvimento e é lindo, já estava na hora de ter outro bebê pois a minha primeira filha já tem 5 aninhos, já está em outra fase e eu já estava sentindo falta de ter um bebê totalmente dependente de mim, infelizmente essa fase passa bem rápido e por isso quero aproveitar ao máximo.

Com isso, devo concordar com meu marido quando ele diz que “vale a pena”. Realmente, vale a pena passar por tudo isso, enjôos, dores constantes, aumento de peso, dificuldades para dormir, dor no parto e depois dele, pois depois temos uma vida em nossos braços, uma alma com quem assumimos o compromisso na espiritualidade de sermos pais. Eu sou muito grata a Deus por ter me dado as minhas filhas pra me ajudarem evoluir, pois ser mãe não é fácil. A cada dia a gente aprende, erra, cai, levanta e continua buscando sempre fazer as coisas pensando nos filhos em primeiro lugar.

Mesmo depois, quando vão crescendo e mudando, desenvolvendo sua própria personalidade e discordando da gente muitas vezes, vale a pena ter a certeza de que estamos dando o melhor de nós pra educar crianças para o mundo, para terem autonomia, para serem críticos e pessoas de bem. As vezes quando perco a paciência com os maiores, o Ricardo vem, me acalma e me lembra que um dia eles ainda nos deixarão orgulhosos, e isso é que nos dá esperança no futuro e é isso que faz a vida da gente realmente valer a pena.

Aproveito para declarar ao meu marido todo o amor que sinto por ele, com você, querido a minha vida vale muito mais a pena, obrigada por estar comigo e por ter me dado uma bebê linda. A cada dia te amo muito mais!!

2 comentários:

Alessandra disse...

oiiiiiiii!
Linda história...

Alessandra disse...

oiiiiiii!!
Linda história

vc tá sumido e as notícias sobre o 1ª natal da familia va rolar?