sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009




Uma vez eu conversava com um amigo mais velho e lhe dizia algo como "me sinto obrigado a lhe pagar a gasolina da carona". Ele respondeu em cima "você só tem a obrigação de ser feliz"

Hoje entendo melhor o que ele queria dizer.

Hoje vejo que a felicidade nos aproxima do Criador e que a obrigação dos filhos é dar valor ao que foi feito por eles e para eles.

Minha avó paterna dizia que a gente deveria nascer velho e ir ficando mais jovem, para aproveitar o vigor e a sabedoria juntos, depois criaram um e-mail que rolava sobre isso e agora há O Curioso Caso do Filme do Brad Pitt.

Eu já acho que a Natureza sabe que faz.

As palavras a seguir estão escritas no túmulo de um bispo anglicano, em uma catedral na Inglaterra:

"Quando eu era jovem, e minha imaginação não tinha limites, sonhava mudar o mundo. Quando fiquei mais velho e mais sábio, descobri que o mundo não mudaria: então restringi um pouco minhas ambições, e resolvi mudar apenas meu país. Mas o país também me parecia imutável. No ocaso da vida, em uma última e desesperada tentativa, quis mudar minha família, mas eles não se interessavam nem um pouco, dizendo que eu sempre repeti os mesmos erros. Em meu leito de morte, enfim descobri: se eu tivesse começado por corrigir meus erros e mudar a mim mesmo, meu exemplo poderia transformar minha família. O exemplo de minha família talvez contagiasse a vizinhança e, assim, eu teria sido capaz de melhorar meu bairro, minha cidade, o país, e - quem sabe? - mudar o mundo".

É, quem sabe?

Meu horóscopo diz que estarei sentindo que estou recebendo críticas a mais do que o normal, mas isso tende a ser mais uma impressão do que uma realidade. Nem sempre quando as pessoas nos mostram outra forma de ver as coisas isso significa que elas não gostam de nós. Na verdade é você quem estará se criticando. Então, pense: até que ponto você não está agindo com muita dureza em relação aos seus próprios defeitos? Não estou dizendo que você deve ser autocondescendente, mas que tal pegar mais leve? E não apenas com você, mas com os outros também, pois é bastante provável que você esteja agindo de forma excessivamente crítica, e não os outros.

Autocrítica? Só o tempo todo!

Daí me vem à mente aquela velha dúvida que tenho, que deve inclusive ser estudado pelos psicólogos e afins: eu sou produto do que me ensinam, do que me dizem, dos conselhos, dos exemplos, dos ícones, dos símbolos, do que esperam de mim, ou sou eu quem decide o que seguir? Ou os dois?

Mais uma vez, equilíbrio é a chave. Às vezes é difícil encontrar a mediatriz, mas ela existe e merece ser encontrada. Ainda bem que tenho um bom compasso em casa!

Um comentário:

Salve Rainha Bijoux disse...

sinto um esforço contínuo de continuar me melhorando pra melhor oq eu possa fazer em qq coisa e área...vamo q vamos boa semana