quarta-feira, 11 de maio de 2011




Lista de cover no Sucupiras! Aos desavisados, como eu sempre digo, os números não são posições, é só uma maneira de organizar as coisas. Alguns podem ser melhores que outros, mas o intuito aqui é apresentar dez covers interessantes e não “rankear” os mesmos!

1) Symphony of Destruction – Arch Enemy (Megadeth): Essa é uma das músicas emblemáticas do Megadeth! Não é rápida ou coisa assim, mas tem um solo de guitarra virtuoso e o peso na medida, bem ao estilo dos caras. O Arch Enemy fez algo mais pesado e agressivo, mas manteve o ritmo... e fez uma coisa do caralho!

Megadeth
Arch Enemy

2) Breaking the Law – Motörhead (Judas Priest): O Judas é uma das bandas de Heavy mais antigas e ainda em atuação. Na verdade, relacionamentos de qualquer tipo raramente passam dos 30 anos, imagine entre músicos de uma mesma banda... Mesmo assim, estão na estrada e tals, ainda que seus melhores trabalhos tenham ficado no passado. Poucos estão no pique para fazer jus ao Judas, um deles certamente é uma banda quase tão antiga e tão Heavy como o Motörhead.

Judas Priest
Motörhead

3) Fear Of The Dark – Cradle Of Filth (Iron Maiden): Mesmo que você não conheça ou goste de Iron Maiden, já ouviu essa música por aí (e talvez goste ao menos desta). Daí a responsabilidade de cada banda – e são muitas – ao fazer um cover de Fear of the Dark do Iron. Cradle Of Filth é detestada por muita gente, mas fez um bom trabalho aqui.

Iron Maiden
Cradle Of Filth

4) Final Countdown – Norther (Europe): Essa música é marca dos anos 80. Virou hit obrigatório em coletâneas, a Força Aérea Brasileira chegou mesmo a usá-la em um comercial, encerrou os Jogos Olímpicos de Seul e aparece com freqüência em eventos de luta, talvez por causa do filme Rocky IV. Esta é outra música que tem vários covers e o Norther também prestou sua homenagem ao Europe.

Europe
Norther

5) Pokerface – Willfall (Lady Gaga): Eu sempre ponho aqui uma música pop em versão Metal. A bola da vez foi Pokerface da Lady Gaga. E porque Pokerface? Porque esta música alcançou no 1º lugar em mais de 20 países, sendo o álbum de estréia da Gaga, permanecendo mais de 11 semanas no topo de várias paradas de sucesso européias! Daí o Willfall fazer sua versão. Fizeram um bom trabalho.

Lady Gaga
Willfall

6) Beat It – Ten Masked Men (Michael Jackson): Michael Jackson nem precisa ser descrito por aqui. Nem o seu trabalho, mas vale dizer que Beat It marca o momento histórico em que as barreiras entre as músicas negra e branca começam a cair. Isso é uma mistura de Rock e Rhythm and Blues. Já o Tem Masked Men, que já apareceu no Sucupiras, é uma banda que só faz cover de grandes sucessos dos outros, variando imensamente no tempo e estilo, sempre transformando em Metal Pesado. Ouçam.

Michael Jackson
Ten Masked Men

7) Iron Man – Metallica (Black Sabbath): Se não fosse pelo Black Sabbath, não haveria Metallica. Pensando assim, o Metallica fez questão de executar suas músicas em reverência ao Black que nos trouxe o Heavy Metal. Na mesma ocasião, o Metallica pediu aos integrantes do Black Sabbath que tocassem suas músicas no caso deles entrarem para o mesmo roll que o Black entrava, mas acabou não rolando... até porque o Black Sabbath não existe mais!

Metallica
Black Sabbath

8) Seek and Destroy – Testament (Metallica): Uhull! Clássico do Metallica! O Testament também é da mesma época do Metallica, mas não é hit maker, daí prestar reverência aos seus superiores. Uma bela reverência! Na verdade, ficou muito parecido, mas preste atenção no trabalho da guitarra e da bateria que você vai ver que mais coisa foi posta na música...

Metallica
Testament

9) Roots Bloody Roots – Cannibal Corpse (Sepultura): Pensa que não dá para deixar o Sepultura mais pesado? Olha só o que o Cannibal Corpse fez com Roots Bloody Roots... Claro que o Sepultura continua mais furioso – este era o melhor tempo do Sepultura em minha opinião – e o clipe é muito bom e mesmo representativo da cultura do Brasil lá fora. Vale a pena conferir os dois!

Sepultura
Cannibal Corpse

10) Mongoloid – Sepultura (Devo): Devo é um Punk Rock clássico. Tocavam de uniforme lá pelos idos de setenta-e-alguma-coisa. O vídeo que arrumei não é do início da banda, e apesar de ser absorvido pelo New Wave, você que conhece de música logo vai perceber que eram Punks. A banda teve mesmo uma de suas músicas regravadas pelo Nirvana... e pelo Sepultura, como conferimos aqui.

Devo
Sepultura

Nenhum comentário: