quarta-feira, 12 de maio de 2010




Lista explicativa de estilos de rock! Esta foi feita pensando naqueles que não sabem o que estão ouvindo, ou seja, os que não escutam. É uma homenagem ao meu amigo Yuri, que diz que gosta de rock, mas que não manja porra nenhuma dos estilos. Claro, escolhi também coisas que as pessoas ainda ouvem e que são do meu gosto pessoal. Aqui você não vai ver Grunge, Metal Melódico, Emotional Hardcore, Progressive Rock, et cetera.

Eu dei preferência para bandas do Brasil ou banda conhecidas até pelos que não apreciam rock. Sei que sempre poderia fazer escolhas melhores olhando tudo sem restrição alguma, mas como é para ensinar, temos de ser mais didáticos.


Rock’n’Roll – Originalmente era uma forma de Black Music, como o Blues, e que foi adaptado para a cultura branca por gente como o Elvis. Usava além de vocalista, basicamente, bateria, baixo e guitarra, mas podia ter piano e saxofone como apoio. Hoje é difícil escutar o bom e velho Rock’n’Roll, porque o que se faz hoje é um troço apenas parecido. O Rock’n’Roll passou a ter uma visão de mundo muito abrangente lá pelos anos cinqüenta e o fez se espalhar pelo mundo, se tornando um estilo de vida. Gerou vários sub-gêneros, inclusive sem sua batida característica, que são simplesmente chamados de Rock. Há quem diga que o estilo na forma pura morreu lá pelos anos setenta, mas eu tenho aqui para servir de exemplo Rock Rocket, com Por um Rock’n’Roll Mais Alcoólatra e Inconseqüente.


Hard Rock – Estilo mais pesado de Rock’n’Roll, só apareceu aqui no Brasil lá pelos anos oitenta por causa da Bossa Nova, que reinava nos anos sessenta, quando o estilo apareceu lá fora. É caracterizado por ser consideravelmente mais pesado que o Rock’n’Roll, uso de distorção, riffs, com arranjos simples mas de solos complicados. Também usava o basicão bateria, baixo, guitarra e vocalista, mas podia contar com piano ou teclado. Bandas notadamente Hard Rock são Alice In Chains ou Guns’n’Roses, mas uso de exemplo Dr. Sin, com Futebol, Mulher e Rock’n’Roll. É outro troço praticamente morto.


Punk Rock – Esse é um movimento cultural e musical! Nasceu praticamente junto comigo, quando os Ramones resolveram lançar em 1976 um disco com 14 músicas e apenas 29 minutos! Vendeu pouco, mas foi bem recebido pela crítica especializada da época e sabe-se que os garotos que compraram os discos formaram suas próprias bandas depois. Também filhote do Rock’n’Roll, tinha o basicão e mais nada de instrumentais, que faziam um som nervoso e rápido, com temas agressivos, que abordavam tanto os temas políticos como desemprego ou anarquia quanto a trinca sexo, drogas e Rock’n’Roll. A moda era uma anti-moda e as atitudes eram papagaiadas chocantes. Nada melhor para exemplificar o Punk como The Ramones, com I Wanna Be Sedated.


Hardcore Punk – Estilo vindo do Punk Rock, como muitos outros, é mais conhecido por Hardcore. Basicamente é o Punk mais rápido, sujo e agressivo. O engraçado é que o Ratos de porão é chamado por muitos de traidor do movimento Punk justamente por incluir, no seu jeito de fazer música, elementos do Hardcore. É melhor mostrar do que explicar, e faço isso com V.C.D.M.S.A., do R.D.P.


Heavy Metal – É um gênero musical inspirado no Blues, em que explorou-se características da guitarra elétrica para fazer um som mais alto e doido. Características são tempo rápido, ritmo agressivo e vocal próprio de estilo. Fala-se sobre qualquer coisa em Heavy Metal, mas é comum temas envolvendo morte, abuso de drogas, política e o Diabo. O que não quer dizer que os caras curtam tudo isso, ao menos, não tudo isso junto. É que o músico incorpora um personagem nas músicas, como se contasse uma história. Isso é comum tanto ao Blues quanto ao Rock’n’Roll. O Heavy Metal é um tipo de Rock, mas é tão característico que criou vários outros estilos baseados diretamente nele, tais como o Death Metal, o Thrash Metal, o Doom Metal, o Nu Metal e o N.W.O.B.H.M. É difícil escolher uma banda, já que o Heavy nasceu nos anos sessenta e há tão boas músicas desde lá, mas prefiro pôr aqui algo da banda Judas Priest, umas vez que dizem ser esta a banda que unificou todas as características do estilo numa coisa só, daí, uso como exemplo a emblemática Painkiller.


Por hoje é só pessoal. Dia desses eu volto com mais!

Nenhum comentário: