quinta-feira, 20 de maio de 2010





Faz tempo que eu estou querendo escrever um pouco sobre coisas aleatórias que vêm a minha cabeça e, depois de assistir à esse cara falando sem parar, me toquei que era melhor me sentar e escrever logo de uma vez.

Acho esse mundo muito grande. Tão grande que tudo, tudo mesmo, deve existir por aí, você é que não vê. Pior que isso: acredito que só de várias pessoas acreditarem em uma mesma coisa, essa coisa passa a existir de verdade. E não estou falando, por exemplo, de vudu, que só te afeta se você acreditar nele, o que abre espaço para os céticos dizerem que isso só acontece com quem acredita porque a mente dele o leva a fazer merdas e tal. Acredito mesmo que se você acredita em algo o faz real.

Sério.

No Brasil temos até mesmo a Associação Nacional dos Criadores de Saci, que diz que a cada vez que se conta uma história de saci, você cria um deles. No site dos caras você encontra até mesmo um estudo biológico do monstro e uma história de um encontro meu com um saci.

Você entendeu certo. Já vi um saci.

Isso me faz ser um cara mais aberto a novidades, o que não quer dizer que eu aceito qualquer merda. É mais fácil me fazer acreditar em algo que não tem explicação do que em algo que se explica. Eu explico.

Vem ali o Zé da Mata que me explica como age o mapinguari. Como o mapinguari é possível, como pode ser simplesmente um bicho que ninguém viu e como não foi provado por A mais B que não existe, eu acredito que exista sim. São muitos avistamentos na Amazônia inteira, em alguns lugares mais que outros, sendo que a criptozoologia vai terminar por desvendar esse mistério, como já fez, aliás com o celacanto. O mesmo vale para os alienígenas, por exemplo.

Vem ali o Dr. Zé Astrofísico e me explica como se iniciou o universo com uma partícula. Ele tem todo o argumento lógico e embasamento de que um cara racional como eu precisa para aceitar algo. O problema com a lógica é que ela permite extrapolações, devoluções, argüições e por aí vai. O problema é que a Teoria do Big Bang é uma teoria, não a Verdade, por mais que a ciência aja como se fosse a verdade. Isso até eles encontrarem uma nova verdade, o que incomoda ainda mais! Daí eu não aceito a teoria do Big Bang, mas aí fico sem saber como tudo foi feito e fico frustrado.

Pergunto “de onde veio o material para a explosão Big Bang?”. Respostas possíveis são esdrúxulas, tais como “não veio de lugar algum, a matéria sempre esteve lá!” ou “veio de um Universo pré-existente”. Pergunto “tá bom, de onde veio o Universo pré-existente?”, só para ouvir respostas mais esdrúxulas como “de outro Universo” ou “na verdade o Universo se destrói e se cria interminavelmente!”. Não dá para aceitar uma teoria como essa. Sempre esteve lá é o caralho! Fazem a mesma coisa com a origem da Vida na Terra: “a vida veio do espaço”. Pergunto “sim, mas então se a vida se originou em outro canto e veio pra cá, porque não podia se originar direto aqui? Como se originou por aí?”, mas é melhor nem perguntar...

É como tentar explicar Deus. Deus não foi criado, Ele sempre esteve lá. Só que Deus tem a vantagem de ninguém tentar usar a lógica pára explicá-lo, né?

Né não! Os Espíritas, por exemplo, tentam usar de lógica para fundamentar o que pregam sobre Deus, o que me deixa para sempre com a pulga atrás da orelha. Sempre se pode contra-argumentar quando se fala de lógica.

Acho frustrante, no entanto. É como diz o outro: ignorância é bênção. Você, que curte Rebolation justamente por não ter nenhum sentido e não vê porque alguém faria uma música para algo além de ganhar dinheiro/pegar mulher, é mais feliz que eu, que procura sentido em coisas que escapam à compreensão humana. O cara que sempre tenta entender e não consegue nunca é infinitamente mais triste do que o que não tá nem aí pro entendimento.

Daí, as coisas simples como a Mula Sem-Cabeça que, no entanto, solta fogo pelas ventas, são mais fáceis de aceitar do que teorias empíricas criadas por alguém que, como eu, não encontram respostas, mas que precisam desesperadamente de uma explicação.

Daí eu aceito o “mito”. Aceito pela não-prova de não-existência, sacou? Se não provam que não existe, pode existir. Então deve existir. Como eu disse lá no começo, o nosso mundo é muito grande. Agora imagine o que não existe no resto do Universo.

Some-se isso com o poder da mente. Não um poder como o do Professor Xavier, mas o poder de criar, de imaginar. Os gregos antigos falavam muito no Mundo das Idéias, que era de lá que tirávamos as coisas. Acredito que essa dimensão exista mesmo, uma vez que a escrita, por exemplo, apareceu em vários lugares diferentes do mundo, sem que uma cultura tivesse contato com a outra.

Né que é mais fácil acreditar nisso do que no Big Bang?

Nenhum comentário: