terça-feira, 27 de abril de 2010




Semana passada eu passei muito tempo pensando em como é bom ler. Como eu já disse aqui, estou voltando a ler com frequência, mas preciso dizer que algo me chamou atenção.

Vez em quando nos deparamos com textos complicados, de palavras difícies – técnicas, arcaicas, gírias ou estrangeiras – que nos impedem a compreensão integral do texto. Isso tem acontecido bem pouco comigo, o que me mostra que eu não estava tão ruim assim.

Tenho lido quadrinhos em inglês e espanhol, livros sobre a vida em Roma, escritos há muitas décadas e assistido mais televisão por ocasião do feriado e final de semana. Vi que entendo quase tudo o que escuto, desde notícias como “Paraguai declara estado de exceção” até expressões como “fez o edi para não passar cheque” sem me perturbar. Li “JA JA JA JA JA” e, por se tratar de algo escrito em espanhol, não entendi como “JÁ JÁ JÁ JÁ JÁ”. Li sobre Nyarlathotep e R’Lyeh sem ter de ir procurar no Google ou na Wikipédia quem ou o que são eles, até porque eu sei o que significa Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagh, ainda que não dê para pronunciar corretamente.

Isso não é só leitura. Isso é cultura, é não estar isolado dos vários tipos humanos que existem por aí, é não ficar ligado só em um tipo de mídia, é ter vontade de aprender.

E nem dói: tudo o que você tem a fazer é se mexer um pouco a cada dia. Eu só estudei espanhol por uns cinco dias na vida, mas estou falando em estudar formalmente, pois considero ler com certa freqüência uma forma eficiente de estudar um idioma.

Quando eu não sabia o que significava algo, ia aos dicionários. Uma vantagem de gostar de ler ao computador é esta: podem-se verificar vários tipos de dicionários rapidamente. Para gírias em inglês, por exemplo, o Urban Dictionary é incomparável, mas ele traduz da gíria pro inglês formal, de modo que você ainda precisa conhecer o idioma.

E hoje um dos dois problemas que eu tenho com o idioma inglês e o espanhol – a saber: vocabulário curto e má pronúncia – já se resolve, pois meu vocabulário se expande diariamente. Experimente, eu recomendo!

Nenhum comentário: