terça-feira, 20 de abril de 2010




Faz tempo que eu deixei de procurar uma religião pra mim. Creio em Deus, não obstante não sei bem como louvá-lo.

É complicado fazer um cara complicado acreditar em algo. Ao mesmo tempo que eu creio em Deus, não sei dizer o quanto Ele se importa comigo. Enquanto acredito que Jesus era um grande homem e espírito evoluído feito carne também creio que Sidarta Gautama o era também. Pedir para alguém que crê mas com pé atrás acreditar sem dúvidas é complicado.

O pior é que peço isso de mim mesmo. Sou deísta por falta de opção. Deixei de ser católico porque entendo que para ser católico tem de se acreditar em tudo o que o padre diz e tenho dúvidas. Não acredito que Jesus ressuscitou e acredito em reencarnação, por exemplo.

Também não posso me dizer espírita porque acredito em reencarnação com ressalvas. As ressalvas em que acredito não são acreditadas por um espírita. O espírita também não acredita no Mal enquanto entidade, mas apenas como ausência de Bem. O Espírita também não acredita em Apocalipse, mas que o fim do mundo como conhecemos se dará com uma passagem mais amena. Eu creio que vai rolar uma baderna de proporções bíblicas e que podemos reencarnar como um animal, por exemplo.

Mesmo assim tenho estudado o espiritismo toda a quinta-feira na Federação Espírita Amazonense. Eles são o mais próximo do que eu aceito como verdade: reencarnação, mundos inferiores e superiores separados apenas pela vibração, animais que evoluem espiritualmente, leis de causa e efeito e por aí vai. Melhor que isso, o homem que reuniu toda a informação básica o fez de maneira científica e ordenada e acho o jeito dele de fazer a coisa muito fácil de ser aceito.

Ainda assim, não é o suficiente para me dizer espírita. Porque eu continuo, então?

Porque eu quero entendimento. Não dá para esperar a morte chegar simplesmente, tenho de saber o que há depois disso. O que eu posso fazer para melhorar? Para onde eu vou e de onde eu vim? Porque eu vim? Que que eu fiz para merecer isso? São perguntas que eu preciso responder e que não têm resposta pronta no Livro dos Espíritos. As respostas que têm lá são muito simples e preciso debater. No caso de não encontrar respostas eu parto pra outra.

Não creio mais que eu precise ter uma religião para estar em paz, mas que o entendimento por si só vai me trazer essa paz. Qualquer religião que eu assuma como minha pode me levar a desprezar as outras como erradas, como qualquer religioso faz. Acho na realidade, que todas estão certas e erradas neste ou naquele grau e que sou muito simplório para montar uma religião só com as partes “certas” de cada uma.

Acho, inclusive, que se algum dia a Besta vier mesmo, o anticristo vai reunir as pessoas numa religião só porque essa religião vai ser uma espécie de denominador comum. E eu acho que não embarco nessa por isso mesmo!

Mesmo assim é bom estudar o espiritismo e fui ver Chico Xavier – O Filme. Me emocionei e coisa e tal. Recomendo, pois mesmo que você ache que o cara era um mentiroso, louco ou coisa assim, vai ficar conhecendo uma das grandes personalidades do Brasil.

Estudar espiritismo me fez lembrar as conversas que eu tive com minha amiga Yara e com a minha Bonitona. Nenhuma das duas conseguiu colocar alguma coisa na minha cabeça, mas ao retornar aos temas de maneira mais ordenada, querendo aprender e deixando para contestar outro dia, comecei a aprender.

E aprender é bom!

Nenhum comentário: