A enquete de novembro “Colação de Grau serve pra quê?” mostrou que a maior parte dos leitores de Sucupiras vê a colação como mera formalidade para receber diploma.
Tenho de dizer que eu também pensava assim. Pra quê alugar uma roupa especial e essas coisas apenas para receber um documento? Mas aí comecei a entender o papel do mito em torno disso. Ao receber o diploma, acabamos com uma etapa importante e começamos outra. Ao vestirmos a beca, deixamos de ser quem somos e nos tornamos outra pessoa.
Os mitos são importantes para marcar etapas e explicar coisas. Uma sociedade é o que é por seus rituais, é por isso que o Japão é organizado. É por isso que nos Estados Unidos as pessoas são paranóicas. É pelos mitos ou o excesso deles.
É com a colação de grau que você percebe que não é mais estudante e sim médico, advogado, engenheiro ou coisa assim. As festas, as fotos, as comemorações com amigos e parentes, nada disso é mais importante que usar as roupas retrógradas, prestar juramento, subir lá com paraninfo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário