sexta-feira, 11 de dezembro de 2009



Dentre os defeitos que eu tenho o que me incomoda mais é a impaciência. Quem me conhece me tem por um sujeito tranqüilo, mas a verdade é que sou um sujeito controlado, o que é diferente de um sujeito paciente.


Um sujeito controlado, como eu, sente a mesma vontade de matar crescendo quando o objeto da impaciência se faz presente, mas segura a onda. É importante saber extravasar depois, pois do contrário se desenvolve algo chato como úlcera ou coisa assim.


Um sujeito impaciente sofre, mas também sofre o controlado. O melhor seria ser paciente de uma vez e talvez o lance seja saber relevar. Eu sei relevar muitas coisas, mas sempre há aquelas que a gente não sabe lidar. No meu caso, música ruim e espera são as piores coisas do mundo, logo depois de gente burra.


Claro, há diferença entre gente burra e gente ignorante. O ignorante pode não ser burro. O burro pode ser até culto: me incomoda e logo é detectado. Basta um burro abrir a boca para me encher automaticamente, e se eu quero crescer enquanto ser humano é bom aprender a ter piedade desses pobres de espírito.

"Todas as falhas humanas provêm da impaciência." (Franz Kafka)


"A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência, a debilidade do forte." (Immanuel Kant)


"A impaciência, quando não remedeia os nossos males, os agrava." (Marquês de Maricá)


"A impaciência é um grande obstáculo para o bom êxito." (Napoleão Bonaparte)


"Talvez haja apenas um pecado capital: a impaciência. Devido à impaciência, fomos expulsos do Paraíso; devido à impaciência, não podemos voltar." (Franz Kafka)


"A impaciência em que vivemos provém da nossa ignorância, queremos que os homens e as coisas sejam o que não podem ser, e deixem de ser o que são por sua essência e natureza." (Marquês de Maricá)


"Todos os erros humanos são fruto da impaciência, interrupção prematura de um processo ordenado, obstáculo artificial levantado ao redor de uma realidade artificial." (Franz Kafka)


"Não seja impaciente. A felicidade nem sempre está longe de nós." (Jossei Toda)


"O amor não tem medida, e a impaciência não conhece limite." (São Jerônimo)


"A própria esperança deixa de ser ventura quando a impaciência a acompanha." (John Ruskin)


"A impaciência causada pela esperança muitas vezes abateu um homem valente." (Áccio)


"O homem é impaciente nos seus desejos." (Textos Islâmicos)

Nenhum comentário: