terça-feira, 19 de janeiro de 2010




Como prometi, estou voltando para dizer como vão as coisas lá em casa. Pois é: mudei para o Tocantins - o conjunto, não o Estado - e está tudo de ajeitando.

Eu e a Bonitona emassamos, pintamos, limpamos, enceramos, instalamos tudo o que quisemos e pudemos. Ainda há coisas a serem feitas, mas estamos de vento em popa. No início foi difícil, pois com o passar dos dias ficávamos cada vez mais cansados e o esgotamento nos ameaçava. Só hoje pude parar para me barbear, mas já fizemos refeições em nossos pratos, em nossa mesa, com nossos filhos, recebemos amigos e parentes (e presentes). Logo, estaremos organizando o chá de casa nova/panela/sei lá e a lista vai aparecer aqui no Sucupiras.

Um adendo: é muito legal fazer coisas "de homem", tais como trabalhar com instalação elétrica, alvenaria e hidráulica básicas quando a casa é da gente.

Estamos muito felizes, os filhos gostaram de nosso novo lar e os vizinhos nos receberam muito bem e sorrindo. Passo mais tempo com a Bonitona e nossos filhotes. Nosso quintal é a rua

Estou sem Internet em casa, daí meu afastamento daqui. Mas é questão de tempo até eu voltar a atualizar o Sucupiras com mais frequência, vocês vão ver.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010




Recebi por e-mail. Quem mandou foi o Irmão Rômulo.

Retrospectiva 2009


Mais um fim de ano. Mais uma vez chegou o grande momento das retrospectivas. Hora de você lembrar quem morreu, quem faliu, quem chifrou e quem soltou mais CO² do que devia e fez da Terra um lugar mais quentinho. Hora de você também rever fatos e boatos irrelevantes que encerraram a primeira década dos anos 2000 sem bug do milênio e sem nenhum glamour:


- O calendário chinês disse que 2009 era o ano do Boi, mas acabou sendo mesmo o ano do porco. A gripe suína assustou todo mundo e preocupou até os produtores da Disney, que resolveram colocar o Atchim de quarentena para que a Branca de Neve pudesse desfilar livremente pelos parques da companhia.


- Astro da novela América (2005), da Rede Globo, o touro Bandido morreu vítima de câncer de pele. O animal foi sepultado no Memorial do Peão, em Barretos, com a presença de 200 pessoas. Mas a vaca da sua mãe não deu as caras.


- O Brasil provou ser um país de merda: conquistou a autossuficiencia em adubo agrícola.


- Sessão coisas irônicas: chefes de Estados de todo o mundo se reuniram para discutir o aquecimento global num lugar que neva 6 meses por ano.


- A frase do ano é de Paulo Coelho: “Eu me arrependo de ter aberto o baú”, dita logo após sair do consultório do seu proctologista.


- Grandes empresas, grandes negócios: Perdigão e Sadia se uniram. Galinhas e Vacas ficaram desesperadas. Mas os porcos estão tranqüilos, já que eles continuam fora de moda.


- Moda mesmo lançou Ronaldo Fenômeno. Este ano o ator Daniel Radcliffe, que interpreta Harry Potter, também foi pego com um travesti nos EUA. Ele defendeu-se dizendo que seu interesse se limitava apenas à varinha mágica da “moça”.


- O melhor 140 caracteres do Twitter, de Ricardo Chester. “A língua portuguesa é sábia. Toda vez que pinta uma falcatrua em Brasília a investigação é feita por uma comissão.”


- Michael Jackson faleceu. O anúncio da sua morte foi trágico pra boa parte da humanidade, mas a coisa foi pior para Elvis. Isso porque agora estão dizendo que Michael também não morreu. O que fode toda a estratégia de marketing da família Presley.


- Mas os estragos de MJ não pararam por aí. Nas eleições legislativas realizadas no México, vários intelectuais e ONGs incentivaram a população a anular seu voto, escrevendo o nome de um candidato independente nas cédulas eleitorais. A contagem oficial contabilizou mais de 1,8 milhões de cédulas elegendo Michael Jackson. O que fez cair por terra plano das ONGs mexicanas, já que milhões tentaram anular o voto mas acabaram por votar em branco.


- Piada de mal gosto de 2009: No ano da gripe suína, o filme mais reprisado na Sessão da Tarde foi o Máscara.


- A estudante Geisy Arruda foi de mini-saia pra faculdade mas quem ficou numa saia justa foi a Uniban.


- Nasceu filho de Gisele Bunchen. Mas assim como as falcatruas de Maluf, ninguém viu, ninguém sabe onde está.


- A febre do carnaval de Salvador foi o Kuduro. A empolgação na busca pelos CD`s deste estilo, entretanto, causou constrangimento nos vendedores de lojas especializadas já que quando lhe perguntavam se eles tinham Kuduro,a maior parte ficava sem graça em dizer que sim.


- Seguidas entrevistas mal humoradas de Dunga trouxeram uma dúvida à tona: seria Dunga, na verdade, o Zangado?


- Declaração de Felipe Massa no GP do Bahrein após ficar na penúltima colocação: “podia ser pior”. Não diga!! Sério??? Tipo último, assim?


- As más línguas do mundo pornô disseram que a morte de Leila Lopes foi apenas um teaser para o lançamento do filme “Os mortos também transam”, que entra em circuito nacional em abril de 2010.


- E outro adeus marcou o ano: foi-se o locutor Lombardi que resolveu deixar o Silvio pra ficar com os Santos.


- Continuando o momento fúnebre, Clodovil bateu as botas. Elas eram de couro de jacaré, como gostava o estilista.


- Ditado popular que ficou famoso entre os gordinhos do SPA de Sorocaba: "um olho no peixe, o outro no gato". E viva o filé miau.


- Pesquisadores da Universidade de Standford (EUA) descobriram, após inúmeros testes, que uma pessoa que vive a frente do seu tempo é uma pessoa que vive constantemente no horário de verão.


- Depois da Copa do Mundo, o Rio agora vai sediar também as Olimpíadas. E isso, por si só, já deveria ser uma piada. Mas o Rio 2016 pede mais. Então vamos às melhores do ano: “Se o Lula fosse fodão mesmo, ele traria as Olimpíadas de Inverno”. “O Rio botou no COI de todo mundo”. “Por um momento tive muito medo dele abrir o envelope e dizer: FRESNO!” .


- O acidente com Felipe Massa no GP da Hungria não deixou dúvidas: Rubinho tem mesmo um parafuso a menos.


- A melhor promoção do ano foi da NET: ligações de NETfones para NETfones de graça. Porque eles sabem que a probabilidade de 2 NETfones estarem funcionando ao mesmo tempo é quase nula.


- A World Wide Web completou 20 anos de vida. Parabéns!


- Usina de Itaipú apagou. Mas o Zina de Xurupita brilhou.


- Cansado de ser vice, Rubinho assinou com a Williams para tentar ser versa.


- Sessão coisas que se repetem: a miss universo é da Venezuela.


- Fatos de 2009 para comentar no elevador: pedreiros que trabalhavam em uma reforma numa casa antiga da região de Devon, Grã-Bretanha, encontram os restos mortais de um gato que possivelmente tem 400 anos.


- Connie Culp, 1ª mulher a receber um transplante de rosto dos Estados Unidos, foi finalmente apresentada. Na entrevista coletiva, Connie disse estar muito feliz por ter encontrado sua cara metade.


- Rapidinhas do ano: Susan Boyle perdeu o concurso. Amy Winehouse botou silicone. A filha da Gretchen é lésbica.


- Nelsinho Piquet confirmou ter batido de propósito para beneficiar Fernando Alonso no GP de Cingapura. Mas as outras 17 vezes que ele bateu foi puro talento.


- Trocadilho infame: O arquiteto Oscar Niemeyer sofreu uma infiltração na coluna.


- Médicos australianos realizam com sucesso uma operação para separar gêmeas siamesas. As bengalesas Trishna e Krishna eram unidas pela cabeça. O salão de beleza local ficou agradecido porque agora vão poder cobrar 2 cortes de cabelo das meninas ao invés de um só.


- Este foi o ano do Tamiflu para a indústria farmacêutica. E o ano Tamofu pra todo o resto do planeta.


- Garotas de programa brasileiras montaram uma Wikipédia exclusiva para anúncios de prostituição, a WikiGP. O nome do endereço na web não deu muito certo e em 2010 elas pretendem reformular o projeto, que terá o nome de Wikipútia.


- Sessão piada pronta: Alan Kardec foi convocado para a seleção brasileira sub20 porque, segundo o treinador, ele tem espírito de equipe.


- Uma pesquisa da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirma que o sucesso de operadores do mercado financeiro está relacionado ao tamanho do dedo anular. Mas as vantagens não se limitam ao mundo das finanças, já que o anular maior também ajuda a chamar a atenção do garçom na hora de pedir uma cerveja.


- Sem mais nada para fazer, o cubano José Castelar "Cueto" conquistou seu quarto recorde mundial ao fazer um charuto de 43,38 metros. O mais incrível é saber que tem outros que competem pela mesma façanha.


- Projeto de lei do vereador Roberto Monteiro, que obriga a tradução de palavras estrangeiras em publicidade no Rio de Janeiro foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes com um Okay.


- Ann Arbor, no estado de Michigan, se tornou a 1a cidade americana sem nenhum jornal diário. O Ann Arbor News foi substituido por um site, o AnnArbor.com. Aí você se pergunta: e daí?


- O mundo do avesso: a capa da playboy portuguesa de dezembro é um homem!!!


- Fatos de 2009 para comentar no elevador II: a mulher com as unhas mais compridas do mundo quebrou-as durante um acidente de carro em Holladay, Utah, nos Estados Unidos. Lee Redmond sofreu ferimentos graves, mas não correu risco de morte.


- A Polícia Rodoviária Federal de Campo Grande (MS) apreendeu 30 kg de cabelo humano com 2 rapazes que viajavam sem documentação fiscal. Os policiais disseram que a dupla é reincidente e que está careca de saber que não pode dirigir com cabelo dos outros.


- E por fim, mas não menos importante: A crise mundial iniciada em 2008 ainda reverberou em 2009 e atingiu setores inimagináveis, criando uma onda enorme de desemprego. A crise chegou até mesmo à língua Portuguesa. Desde 1º de janeiro, por exemplo, o trema já não é mais empregado em nenhuma palavra do dicionário.


E é isso aí piolhada. Como pé de coelho pode não mudar a sua vida mas certamente muda a do coelho, eu digo: boa sorte em 2010.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010




Mais uma lista de covers! Essa demorou um bocado, mas terminou!


1) Lust For Life (Iggy Pop)

"Lust for Life" é uma música de 1977, ano do meu nascimento, e é do Iggy Pop. Apareceu no álbum Lust for Life. Em 2004 a revista Rolling Stone lhe deu a posição nº 147 em sua lista "500 Greatest Songs of All Time". Tenho aqui pra vocês uma versão do Mötley Crüe também!

Iggy Pop

Mötley Crüe


2) Whiskey in the Jar – Metallica (Thin Lezzy)

Whiskey in the Jar é uma canção tradicional irlandesa famosa sobre um assaltante que é traído pela esposa ou amante. Um dos mais amplamente executada canções tradicionais irlandesas, foi gravado por artistas profissionais, desde os anos 1950, mas foi dada ampla exposição da banda folk irlandesa The Dubliners, que é realizada internacionalmente como uma canção de assinatura, e gravou três álbuns em 1960. Com base no sucesso do Dubliners, a banda irlandesa Thin Lizzy bateu as paradas irlandesas e britânicas com a canção na década de 1970. Claro que o heavy metal do Metallica trouxe-a para um público mais amplo rock em 1998.

Thin Lezzy

Metallica


3) Black Out – Fozzy (Scorpions)

Blackout é o oitavo álbum de estúdio da banda alemã de heavy metal Scorpions, lançado em 1982. Tem uma música de mesmo nome que é a melhor coisa da banda na minha opinião e que aqui no Sucupiras você vê na versão do Fozzy, banda que vive disso!

Scorpions

Fozzy


4) Do You Wanna Dance? – Ramones (Bobby Freeman)

Essa música é de Bobby Freeman e foi escrita em 58. É marcante o estilo dos anos 50 na canção e no ritmo, mas o Ramones, famoso por fazer versões punk de músicas e estilos antigos, pegou Do You Wanna Dance? e fez um troço doido. Assim eu danço!

Bobby Freeman

Ramones


5) Welcome Home (Sanitarium) – Bullet For My Valentine (Metallica)

Um tempo atrás criaram um álbum em homenagem ao Master of Puppets do Metallica. Entre as versões que encontramos lá, temos esta que trago para vocês. É interessante ouvir a música ser executada bem fiel ao original, mas com a voz jovem do vocalista do Bullet For My Valentine.

Metallica

Bullet For My Valentine


6) Bullet The Blue Sky – Sepultura (U2)

U2

Sepultura


7) Paranoid – Megadeth (Black Sabbath)

Tempos atrás, fizeram um tributo ao Black Sabbath na forma do álbum N.I.B. A Tribbute to Black Sabbath, aonde grandes nomes do Metal interpretaram grandes sucessos da banda. Dentre estes, Paranoid por Megadeth é das melhores. Curiosidade: no final da música, o Nick que é chamado é um membro falecido da banda.

Black Sabbath

Megadeth


8) O Dotadão Deve Morrer – Ratos de Porão (Cascavelletes)

O Ratos de Porão é um ícone entre as bandas sobreviventes do início do punk rock no Brasil. Resolveram fazer jus ao estilo e criaram dois álbuns aonde contavam a história do punk, sobre o estilo no Brasil e outro sobre o punk mundo, com músicas. Aqui apresento O Dotadão Deve Morrer por R.D.P.

Cascavelletes

Ratos de Porão


9) Beber (Benzer) Até Morrer - Gangrena Gasosa (Ratos de Porão)

Não foram só os caras do R.D.P. que homenagearam o punk rock, o punk rock também homenageou os caras! No álbum 20 Bandas Tocam Ratos de Porão várias bandas da época, de estilos que nem sequer eram punk às vezes, tocaram 20 sucessos do R.D.P. Aqui você vê um deles.

Ratos de Porão

Gangrena Gasosa


10) Belshazzar - Matanza (Johnny Cash)

O álbum To Hell with Johnny Cash é um tributo do Matanza para este velho que tanto inspirou a banda. Aqui apresento mais um do Johnny pelo Matanza.

Johnny Cash

Matanza

terça-feira, 5 de janeiro de 2010


Ano novo, casa nova! Resolvi morar junto com a minha Bonitona e descobri que, mesmo sendo só para alugar, a casa ideal é difícil de ser encontrada.


Queríamos uma casa que:


1º Fosse perto do SESC Ajuricaba, local aonde os filhos estudam e onde a gata trabalha, para aí só eu me preocupar com transporte;


2º Custasse por volta de R$ 600,00 por mês fora água, luz, telefone...


3º Tivesse dois quartos espaçosos o suficiente.


Quando encontrávamos um lugar perto, não tinha dois quartos. Quando tinha dois quartos, eram pequenos demais, quando tinha um pouco de cada, era longe demais, quando era tudo isso ao mesmo tempo era num local inseguro...


Resolvemos mudar de estratégia e então seria encontrar um meio de economizar mais ou conseguir novos empregos, para então procurar por uma casa que:

1º Fosse em local seguro;

2º Custasse por volta de R$ 600,00;

3º Tivesse dois quartos grandes o suficiente.

Acabamos encontrando, depois de alguma perambulagem – dias, na realidade – um apartamento no Tocantins, defronte ao apartamento de uma amiga da Nilsandra. Não temos quintal? Que nada! O quintal é o Tocantins todo! As ruas são tranqüilas e vai dar para brincar nelas. A média dos aluguéis dos apartamentos por lá é R$ 800,00, mas como o “meu” não tem cerâmica e falta pintar ficou por meros R$ 600,00, justo o que procurávamos.


Agora é aprender a morar com três filhos (Maria Márcia, Luiz Felipe e Luan Henrique) mais a professora mais bonita do SESC. Logo estarei por lá!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010




A enquete "O que você quer ganhar de natal" do Sucupiras terminou empatada entre “Sei lá, faz uma surpresa” e “Dinheiro, um monte!”. Isso mostra algo que desde a antiguidade era sabido: as pessoas raramente sabem o que querem.

Um monte de dinheiro é para poder ser perdulário, uma vez que saber gastar demanda disciplina. Dinheiro, por si, não traz felicidade, saber o que fazer com ele é que é difícil. Da mesma forma, dizer que não sabe o que quer mostra que as pessoas comumente não têm direção.

O pior é que ter uma direção também não é garantia de sucesso, uma vez que você pode estar na direção errada. O que fazer, então? O ideal é ouvir o coração! Seja você religioso ou não, ouvir o coração é o melhor caminho. Se você é religioso, pode entender como Deus ou um de seus agentes lhe dizendo o melhor curso de ação, se não, pode entender que é sua intuição ou algum outro recurso pouco compreendido do cérebro que lhe diz o que é certo ou errado.

Em geral sabemos ao menos isso: quando estamos fazendo algo errado. Isso, e apenas isso, já é direção suficiente na sua vida. Mas se você vai querer mudança, tal como um corpo sarado, um monte de dinheiro ou uma pessoa aí, vai precisar se esforçar para merecer ganhar isso.

Depois, vai precisar de esforço para manter isso! Feliz Ano Novo, pessoal!